segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Um gaitista “assalariado”

Dia desses me deparei com um grupo de garotos em um supermercado. Eram adolescentes comuns, que chamavam a atenção pelo volume da mistura de falatório e gargalhadas. Um deles se diferenciava pelo fato de carregar uma gaita e, de vez em quando, soltar alguns acordes de Blues pelos corredores da loja. Aquilo só me fez admirar ainda mais esse emblemático instrumento.

Se você tiver apenas uma gaita nas mãos – e, claro, souber tocá-la –, pode fazer Blues onde quiser. Alex Dupas é um bom exemplo disso. Esse gaitista paulistano já dividiu palcos importantes com grandes estrelas, mas também pode ser visto num domingo qualquer fazendo um som no Parque Trianon. Sou testemunha ocular e auditiva. Já o vi tocando tanto no Bourbon Street Music Club, uma das principais casas do estilo na cidade de São Paulo, quanto no próprio Trianon, uma experiência até bem curiosa.

Estava num rolê dominical com a Silvia, minha esposa, pela Av. Paulista e fomos atraídos para dentro do parque pelas notas marcantes que vinham de uma gaita. “Olha só quem está ali”, comentei. Era o Dupas, assessorado por sua esposa (também Silvia). Durante todo o tempo que ficamos por lá, vimos pessoas de várias idades tirando onda com a “sonzêra”. Destaque para um garotinho que devia ter no máximo dois aninhos e se esbaldou de dançar, não queria ir embora. Assim que é bom, começando logo cedo.

“Assalariado” é o CD do Dupas que toca na minha vitrola. Garanti meu exemplar autografado no show de lançamento, que fui assistir a convite do meu primo Anderson Guedes. O que meu primo tem a ver com tudo isso? Além de compartilharmos o gosto pelo Blues, ele é o responsável pelas fotos e pela arte da capa e do encarte do CD.

Sobre a sonoridade da gaita do Dupas, é um passeio pela história do Blues. O cara faz a gente se lembrar dos velhos tempos do Mississipi, passa pelo eletrizante estilo de Chicago e arremata com a espiritualidade brazuca. A faixa título mostra de forma divertida como tudo isso se mistura . Além da habilidade musical, Dupas traz outro sucesso na manga: caipirinha de banana. Já tive oportunidade de experimentar o drinque preparado por ele, e a nota é 10!

Segue aí o clipe de “Assalariado”.